O Fiat Grande Panda inicia a sua viagem global ao assumir o segmento B na Europa

Turim, 28 de janeiro de 2025

   

O novo Fiat Grande Panda, o primeiro modelo da nova família global, representa verdadeiramente a marca italiana pelo seu design italiano, dimensões, inclusividade e sustentabilidade. Hoje, o Fiat Grande Panda faz a sua estreia equipado com a motorização elétrica e híbrida, enfrentando todo o segmento B, um segmento onde a FIAT é líder há décadas. Refletindo o estilo caraterístico da marca, o novo modelo é ideal para a vida familiar e urbana em todo o mundo. Concebido no Centro Stile de Turim, o Fiat Grande Panda distingue-se pelo seu tamanho compacto e apresenta linhas simples e um interior bem organizado, tornando-o ideal para a vida familiar e para a mobilidade urbana. A aparência robusta e estruturada do automóvel, juntamente com o seu design dinâmico em forma de cunha, enfatiza a força e a singularidade. O Grande Panda é o primeiro FIAT construído sobre a plataforma Stellantis “Smart Car Platform”. Este novo “family mover” é socialmente significativo devido à sua plataforma multi-energia flexível e versátil, que pode satisfazer as necessidades e expetativas dos clientes de vários mercados. O Grande Panda é o modelo inaugural de uma nova família que será apresentada nos próximos anos. O projeto inovador da FIAT visa produzir esta nova família global na plataforma versátil e multi-energia do Smart Car, que é eficaz em todas as regiões do mundo. Esta abordagem permite à marca desenvolver uma variedade de veículos e satisfazer as diversas necessidades dos clientes em todo o mundo.

Um design italiano inspirado num ícone
O Panda dos anos 80 está a viver uma segunda vida numa era moderna graças ao novo modelo, que apresenta uma personalidade fresca com caraterísticas icónicas e a sua assinatura italiana do Centro Stile de Turim. Esta é a primeira vez que “Grande” não significa grande: o Grande Panda é único pelo seu tamanho compacto - 3,99 metros de comprimento - abaixo da média do segmento - com 1,57 metros de altura e 1,76 metros de largura (sem espelhos), garantindo conforto para 5 pessoas. O veículo familiar encarna verdadeiramente os valores do seu precursor através da força que transmite e do seu volume estruturado. O seu design e a sua beleza italianos estão patentes nas superfícies arrojadas, embelezadas por linhas suaves, desde as robustas cavas das rodas até às placas de proteção traseiras e dianteiras em prateado. O seu design foi concebido para ser simples, mas funcional e surpreendente, reivindicando a “italianidade” de que a Marca se orgulha graças à iconicidade do veículo.

A proeminência das cavas das rodas, realçada por linhas estruturadas e superfícies suaves e arrojadas, transmite uma personalidade autoconfiante e protetora graças a uma aparência estável. O aspeto exterior é também enriquecido por muitos elementos de design que remetem para as origens da FIAT, uma vez que a nova criação é orgulhosamente um Panda. Entre eles, o lettering do automóvel reafirma as raízes da Marca com pormenores inesperados, como as letras “PANDA” em 3D e em baixo relevo nas portas e as letras “FIAT” na traseira. Além disso, a impressão lenticular no pilar C, que vai do logótipo FIAT moderno às 4 riscas FIAT, cria um efeito surpreendente. O lettering aparece também na traseira numa moldura preta brilhante, que mostra as letras tridimensionais do Panda, e na frente com o logótipo FIAT.

Além disso, a inspiração nas tendências do passado reflecte-se nas lâmpadas LED PXL, que recordam o famoso jogo de vídeo dos anos 80, com as lâmpadas a fundirem funcionalidade e estilo. De facto, o cativante design X, juntamente com os acabamentos dos pilares em preto e as jantes de liga leve de 17” com corte diamantado e calotas com o logótipo FIAT, resultam numa combinação inigualável e criam um visual distinto e evocativo. Prosseguindo a iniciativa “No Grey” da FIAT, a nova jóia estará disponível em sete cores - amarelo Limone, bronze Luna, azul Acqua, azul Lago, vermelho Passione, preto Cinema e branco Gelato - que personificam o estilo de vida colorido dos italianos e reflectem o ADN da FIAT.

Compacto por fora, espaçoso por dentro
O Grande Panda pode transportar até cinco pessoas com todo o conforto, graças ao seu volume e à utilização inteligente do espaço. Nesta perspetiva, apresenta um dos melhores espaços para os ombros do segmento, o que contribui ainda mais para a sua habitabilidade já especial. De facto, o Grande Panda esconde uma arrumação espaçosa em partes inesperadas do veículo, como o painel de instrumentos de 13 litros, dos quais 3 litros se encontram num único compartimento de arrumação. Além disso, o Grande Panda apresenta um espaço de bagageira acima da média, com 361 L de capacidade máxima (versão elétrica), fazendo deste veículo a escolha perfeita para os negócios da família e para as compras do dia a dia.

Em consonância com a sua estratégia colorida, a FIAT presta atenção aos pormenores alegres que enriquecem os interiores do Grande Panda. Especificamente, a área de infoentretenimento com o túnel, o painel de instrumentos, as aberturas de ventilação e as costuras dos bancos são embelezados com detalhes amarelos, trazendo alegria aos condutores e aos seus passageiros. Além disso, o tema principal do interior inclui uma cor especial denominada Azul Tasmania, que combina perfeitamente com os salpicos de cor. Além disso, a influência italiana e da FIAT pode ser vista no Grande Panda através de alguns elementos singulares: o painel de instrumentos de 10'' e o rádio digital de 10,25'' apresentam um estilo único que remete para a forma da pista de Lingotto ou o farol e o farolim traseiro, constituídos por cubos de opala, que recordam as janelas das fachadas da fábrica de Lingotto.

Grande Panda: motorizações elétrica e híbrida
O primogénito da nova família FIAT estará disponível nas versões elétrica e híbrida. Com uma bateria de 44 kWh e um e-motor de 83 kW (113 CV), o Grande Panda elétrico oferece 320 km de autonomia no ciclo combinado WLTP, o que o torna o veículo perfeito para uma utilização diária urbana e para escapadelas de fim de semana. O Fiat Grande Panda elétrico tem uma velocidade máxima de 132 km/h e uma aceleração de 0-50 km/h em 4,2 segundos (0-100 km/h em 11 segundos). Com a versão elétrica do Fiat Grande Panda, a FIAT deu prioridade a um dos seus valores essenciais: a acessibilidade. As caraterísticas elétricas do novo modelo permitem que a marca ofereça um veículo moderno, mas acessível, para aqueles que querem participar na transição elétrica, mas não podem investir muito na causa.

O novo modelo global está equipado com um cabo retrátil AC integrado na frente (para além da porta de carregamento traseira), capaz de carregar até 7 kW, completando uma carga de 20% a 80% em 4 horas e 20 minutos. Como alternativa à configuração do cabo retrátil, com base na preferência do cliente ou em requisitos específicos do mercado, pode ser escolhido um cabo de carregamento de 11 kW com um tempo de carga de 20% a 80% em 2 horas e 50 minutos. Para ambas as soluções, está incluída um cabo de carregamento rápido DC standard na traseira, que oferece uma potência de carregamento de 100 kW e completa uma carga em apenas 27 minutos.

A versão Hybrid está equipada com um motor turbo de 1,2 litros e 3 cilindros, com 100 CV, uma bateria de iões de lítio de 48 volts e a transmissão elétrica de dupla embraiagem (eDCT) de 6 velocidades, que inclui o e-motor de 21 kW, o inversor e a unidade central de transmissão. Todos estes elementos trabalham em sinergia, elevando o desempenho do Grande Panda a um novo patamar. A potência elétrica adicional aumenta a flexibilidade a baixas rotações e durante a aceleração, proporcionando um arranque suave e silencioso, juntamente com transições de resposta rápida. Além disso, esta tecnologia permite a recuperação de energia durante a desaceleração.

Graças ao ciclo Miller, o veículo atinge uma emissão de CO2 estimada em apenas XXX g (valores provisórios pré-homologação), o que o torna altamente competitivo em relação às outras marcas. A motorização híbrida oferece numerosas vantagens, entre as quais a função e-launch, que permite arrancar em modo 100% elétrico, para um arranque suave e silencioso, sem consumo de gasolina. Da mesma forma, o motor elétrico aumenta a eficiência e a dinâmica do veículo, permitindo que o ICE se desligue em determinadas situações. Isto acontece quando se viaja na cidade ou em estradas rurais com uma condução suave, proporcionando até 1 km de autonomia eléctrica a velocidades inferiores a 30 km/h. Também é ativado em condições estáveis, em estrada plana ou em autoestrada com inclinação descendente, quando o condutor liberta o acelerador, permitindo uma procura eficiente de energia e a gestão da bateria.

A função e-creeping depende exclusivamente da energia elétrica e é utilizada principalmente para fazer movimentos curtos para a frente sem carregar no acelerador, como quando se está preso no trânsito (e-queueing). É também utilizada para estacionar com tração 100% elétrica, quer em primeira velocidade quer em marcha-atrás (e-parking). Os benefícios desta tecnologia são imediatos: redução do consumo, maior respeito pelo ambiente, menos poluição sonora, maior conforto e uma experiência de condução mais agradável. Todas as vantagens são alcançadas também graças à transmissão de dupla embraiagem e à capacidade de resposta da motorização.

Tanto a versão elétrica como a versão híbrida incorporam a filosofia “easy drive”, oferecendo um nível de simplicidade sem precedentes: apenas dois pedais garantem uma experiência de condução descontraída e sem esforço, particularmente adequada para ambientes urbanos.

Recarregar nunca foi tão simples e limpo: o primeiro cabo de carregamento integrado do mundo

Simplicidade e engenho são dois valores fundamentais da marca que encontram várias aplicações no Grande Panda. Uma delas é o cabo de carregamento retrátil. Esta caraterística única na indústria automóvel é provavelmente a melhor representação do pensamento lateral e da procura de soluções inteligentes, mas simples, que respondam até às necessidades latentes dos nossos clientes.

Uma ideia simples que responde à questão de saber o porquê de sujar as mãos para carregar o carro e porquê ocupar espaço na bagageira, além de simplificar o processo de carregamento, graças ao seu design de fácil utilização. Dependendo do mercado, os clientes FIAT podem escolher entre duas opções de carga para o Grande Panda. O modelo de 11 kW oferece velocidades de carga mais elevadas na bagageira, enquanto o modelo de 7 kW, com o cabo retrátil integrado, torna a carga rápida e fácil, graças ao seu comprimento de 4,5 metros, permitindo aos clientes carregar convenientemente o seu veículo. Em ambos os casos, o Grande Panda pode ser carregado em casa com uma Wallbox de 7 kW, a 1,5 kW ou 3 kW com um cabo de carregamento Mode2, ou em viagem com estações de 100 kW DC.